Detran inova em exame de CNH para surdos
Sorocaba foi a primeira cidade do Estado a testar uma prova a distância, conduzida por um intérprete, voltada à conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para deficientes auditivos.
O exame ocorreu na tarde desta terça-feira (27) na sede do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran).A candidata foi Driele Gomes Nogueira, 27 anos, funcionária da linha de produção de uma indústria da cidade. Portadora de deficiência auditiva, a mulher fez a prova teórica por meio de videoconferência. A responsável pela aplicação das questões estava em São Paulo e o contato visual ocorreu por meio do computador.
Com a ajuda de uma intérprete de libras, Driele comentou que não conseguiria desenvolver a prova teórica para a conquista da CNH sem o auxílio de uma profissional.Isso porque, nem todas as pessoas alfabetizadas em Libras possuem familiaridade com todas as palavras escritas no enunciado dos testes para conseguir fazer a interpretação correta.
O primeiro teste prático feito em Sorocaba contou com a presença de Daniel Annenberg, diretor presidente do Detran de São Paulo. Com esse novo sistema, todas as unidades do Detran poderão desenvolver esse tipo de prova sem a necessidade de deslocar um intérprete até a cidade responsável pela solicitação.