Estou de LUTO
Não, ninguém morreu!
O que doe em mim é a tristeza ao ver a minha cultura surda sendo desvalorizada! Estou em luto por ver os surdos sofrerem (inclusive eu), Estou triste estou chateada por ter que aceitar as vontades dos ouvintes e não ser respeitada! Estou triste por sermos todos obrigados (nós surdos) a acompanhar o ritmo de aprendizado que os ouvintes tem!
PARA!!!!! DEIXA NOS LIVRE !!! EU GRITO E VOU GRITAR QUANTAS VEZES EU QUISER E ENQUANTO ESTIVER VIVA "DAR NOS A LIBERDADE!" RESPEITA-NOS!
Estou dizendo para vocês, nos acham "bonitinhos" usando nossas mãos como meio de comunicação! Estou dizendo para você educador, pedagogo e professor deixar a luzes das salas de aulas acesas para que possamos ver nossos intérpretes! Para você colocar legenda nos vídeos que usa nas suas aulas;
Estou dizendo para você que usa áudios em grupos de whatsapp onde tem surdo. Estou dizendo para você, que é empresário e não coloca intérprete na sua empresa. Estou dizendo para você que trabalha em empresas de operadoras que nos obriga a depender de outros para resolver problemas por telefone, ou ligar para a ouvidoria (somos surdos! Vamos ouvir o que ?).
Estou dizendo para você que é pai e mãe de surdo que não permite seu filho aprender libras, ou que até permite mas não lhes ensina autonomia para enfrentar os desafios da vida; Estou dizendo para você motorista, que não tem paciência conosco, Para você cobrador que nunca está no ônibus para liberar a catraca para passarmos, já nos basta ficarmos 1 hora na fila de espera do ônibus para ter o direito como todos cidadão de passar a catraca e sentar, quando finalmente entrar no ônibus e você não está lá então deixamos os outros passageiros passar em nossa frente, quando você voltar querido cobrador e liberar a catraca ficaremos em pé!
OH SOCIEDADE OUVINTE ! POR FAVOR! OUÇA-NOS, OUÇA NOSSA NOSSO CORAÇÃO, OUÇA NOSSO CLAMOR!
A Lei já nos "libertou" já fazem alguns anos, mas as suas atitudes ainda nos mantem prisioneiros! Estou dizendo para você, que até quer mudar e nos ajudar, mas não aceita nos "ouvir"; as vezes até nos ouvem mas não nos dá a mínima importância! Estou falando para você Pastor ou líder religioso que não deixa os surdos participarem dos cargos importantes e nem capacita os surdos para isso! Estou falando para VOCÊ, que adora ganhar sucesso e fama em cima dos surdos.
Estou falando para você querido leitor que não conhece surdo, não conhece nossa cultura, não conhece muito menos nossos sofrimentos mas nos observa de longe com o pensamento : "Tadinho", "Surdinho" ou " o surdo-mudo" e não se aproxima para fazer uma nova amizade aprendendo uma nova língua. Enfim, estou dizendo para todos vocês sociedade ouvinte, que infelizmente tem o poder de nos dominar!
Este Texto é de uma surda ferida, que grita em alta voz em nome de todos os surdos do universo!
(Ana Elvira)
Amei, me identifiquei muito,também sou surda...
ResponderExcluir