Os Alunos Surdos do CAS (Centro de Atendimento ao Surdo) de Vitória, realizaram, na última Quarta-Feira (20) e Quinta-Feira (21), uma visita a Galeria Homero Massena Situada no Centro Histórico de Vitória, os Alunos puderam usufruir de uma bela exposição Intitulada “Esta aporia - Uma liturgia do desejo”, a mostra reúne um repertório de fotografias em preto e branco, incluindo paisagens bucólicas, o gesto, o espaço, a memória, o desejo e o corpo nu. Essa ação faz parte da proposta expositiva do artista Nicolas Soares, contemplada pelo Edital nº 42/2013, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
No dicionário, “aporia” significa dificuldade, impasse ou paradoxo que impede que o sentido de um texto ou de uma proposição seja determinado. “Esta aporia” segue o raciocínio de Barthes no texto “Como Viver-Juntos” (BARTHES, Roland. 2003), no qual calcula a aporia em tópicos que perpassam o desejo, a falta do desejo, a purificação do desejo e a distância. A resolução que ao matar o desejo, ou se abster do outro, mata-se o viver.
Para Nicolas Soares, cada retrato apresentado no processo criativo fotográfico se baseia num rito manual simbólico ao desejo. “São movimentos do corpo e deslocamento de objetos que conversam por meio de gestos numa espécie de liturgia do desejo”, afirma. Soares cita ainda detalhes da montagem da mostra. “A densidade da penumbra, montada na instalação da galeria, reaviva as cenas fotografadas e cria uma esfera de devoção”, completa.
A mostra “Esta aporia – Uma liturgia do desejo”, de Nicolas Soares, permanece em cartaz nas instalações da galeria até maio, encerrando o programa de exposições temporárias 2014/2015 do Edital 42/2013 da Galeria Homero Massena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário